Em pleno século XXI, com a aviação crescendo e se consolidando cada vez mais, ainda temos muitas pessoas com medo de viajar de avião. E isso não é por acaso, afinal fomos feitos para ficar no chão, não é mesmo? Somos bem diferentes dos pássaros, por isso que a ideia de ficar suspenso no ar causa tanta apreensão. Mas não há motivos para pânico, vamos ajudar você nesse artigo a perder completamente o medo de viajar nas alturas.
O que é o medo?
Medo é o receio de que algo ruim irá acontecer; ele é estimulado pela sensação de perigo. Por que os pássaros não sentem medo ao voar? É porque eles não sentem que há perigo iminente. Você pode estar pensando: “óbvio, os pássaros tem asas, eles estão muito seguros”, mas o que acontece se o pássaro for atingido por algum vento forte, numa direção inesperada, que quebre uma das asas? Eles não têm paraquedas, seria morte certa. É o mesmo que um nadador experiente sentindo câimbra ao atravessar uma barragem. Podemos concluir então que ninguém está 100% seguro de nada, nem os humanos, nem os animais.
Provavelmente você não tenha medo de cozinhar, mas muita gente já morreu cozinhando. Duvido que você saia de casa nervoso por ter que atravessar a rua, mas muita gente morre atravessando a rua. O motivo de você não ter esses medos não é o fato de você estar no controle da situação, é o fato de você saber que a chance de morrer é muito pequena. Não pense que você está no controle de algo, pois não temos controle de nada. Todos os dias nos aproximamos de avenidas movimentadas e confiamos que nenhum dos carros irá perder o controle subitamente. Também confiamos que ninguém irá nos empurrar para o meio da rua. Confiamos que ninguém irá puxar uma arma e nos dar um tiro sem motivo. Todas essas são situações que fogem do nosso controle, mas você não fica atormentado com isso, pois sabe que a chance de ocorrer com você é muito pequena. Até mesmo em uma viagem de carro, você não precisa de uma batida para ter um acidente, basta que uma roda se solte em pleno movimento para seu carro capotar. Poderíamos enumerar centenas, milhares de situações que podem ser fatais e que fogem do nosso controle. Mas seria perda de tempo. Não podemos viver temendo coisas improváveis, não faz sentido. Todos até hoje nesse planeta viveram sob as mesmas circunstâncias de fragilidade. É o que nos torna seres vivos. Então qual o problema do avião?
A segurança dos aviões
Da mesma forma que é muito difícil a roda do seu carro se soltar em pleno movimento, é difícil que uma turbina se solte do avião. Mas o avião ainda tem uma vantagem, mesmo que uma turbina seja perdida em pleno voo, ele consegue voar. Provavelmente você não saiba disso, mas todo avião funciona sob o princípio de tripla redundância. O que é isso? É a garantia de que se algo falhar ou der errado, há algum dispositivo ou sistema de reserva para assumir aquela função. E se esse reserva também falhar, há um reserva do reserva. Não é como no carro em que sua porta pode se abrir do nada e você ser jogado para fora do carro. Se um dispositivo de trava falha por algum motivo, automaticamente outro dispositivo se encarrega de travar a porta. Enquanto você no carro precisa tomar decisões em frações de segundo, dirigir com base apenas nos seus próprios sentidos no meio de inúmeros outros carros, os pilotos de avião dirigem em um campo aberto, livre, e ainda com auxílio de sistemas ultra avançados que realizam milhões de cálculos a cada segundo. Caso haja alguma dúvida na tomada de qualquer decisão, eles ainda possuem comunicação constante com as torres de comando. E não é como sua sogra gritando no banco carona: “vira, vira”. São profissionais altamente capacitados e treinados, com tempo para pensar e agir em conjunto.
Por esses e outros motivos que viajar de avião é tão seguro, muito mais do que viajar de carro, ônibus, trem, ou qualquer outro meio de transporte. O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo! Você pode não ter sido feito para voar, mas também não foi feito para andar a 100 km/h. Graças aos engenheiros e cientistas, é possível aprimorar nossas habilidades como seres humanos, realizando feitos que pareciam impossíveis. Voar é apenas um desses feitos. E por inúmeros fatores, é a viagem mais segura de todas. Vamos às estatísticas:
A probabilidade de um voo sofrer um acidente aéreo é de uma em 1,2 milhões. Ou seja, a cada 1,2 milhões de voos, 1 deles sofre algum tipo de acidente. O risco de morrer dentro de um avião é 8 vezes menor do que o risco de andar a pé. Então se você está dentro do avião, saiba que está mais seguro do que toda a população que está perambulando pelas ruas por aí.
Saiba também que caso seu avião seja o premiado desses 1,2 milhões, a chance de sobreviver em um acidente de avião é de 95%. Isso mesmo, a grande maioria dos acidentes de avião não são fatais. Os aviões são tão seguros e os pilotos tão bem treinados que as situações de emergência resultam em pousos forçados com sucesso em 95% dos casos.
O avião já decolou, e agora?
Bom, você já viu que precisa ficar feliz de estar em um avião, sem medo algum, pois isso significa que suas chances de continuar vivo nas próximas horas é muito maior do que a chance das pessoas que estão andando a pé nas ruas da cidade. Mas se isso ainda não é suficiente para você se sentir seguro na viagem inteira, saiba que de todos os acidentes de avião (que são extremamente raros), 80% deles ocorrem nos primeiros 3 minutos de decolagem ou nos 8 últimos. Ou seja, se o avião já decolou e passaram 3 minutos, fique tranquilo e curta a viagem pois o período mais crítico já passou. Lembrando é claro que esse período “crítico” não tem nada de crítico, afinal é mais fácil cair da cama e morrer do que sofrer um acidente fatal em um avião.
O avião já pousou, que alívio
Errado, você acaba de sair do meio de transporte mais seguro, agora sim é que precisa se preocupar (quando for pegar o ônibus, táxi, metrô, etc.). Lembre-se que o avião é a parte mais tranquila e agradável da viagem.
Circunstâncias normais em um voo
- Se você ouvir alguns barulhos estranhos nas turbinas, não se preocupe. Os motores passam por diversos estágios de aceleração e desaceleração, isso emite sons característicos. Não pense que o fato de uma turbina ter diminuído ou aumentado seu barulho significa um problema.
- Turbulências são normais. Praticamente todos os voos passam por algum tipo de turbulência, isso faz parte da viagem, é como os quebra-molas da cidade. Você fica com medo quando passa por um quebra-mola? Então não deve ficar com medo das turbulências. Elas são causadas por diferenças de pressão muito rápidas. O sistema de controle do avião atualiza e corrige o tempo todo as diferenças de pressão durante o voo. Mas algumas regiões são tão instáveis que quando o avião corrigiu uma diferença de pressão já está em outra, por isso que o avião balança pra cima e pra baixo. Isso é um sinal de que o sistema do avião está funcionando perfeitamente bem. As turbulências não causam nenhum perigo nem danificam a estrutura do avião, ele foi feito para viajar exatamente ali. Então curta o balanço e aproveite para tirar um cochilo.
- Se o piloto não estiver se comunicando com a tripulação, não se preocupe. Eles fazem tantos voos que muitas vezes nem conversam com a tripulação. Alguns pilotos gostam de ficar falando sobre as condições climáticas, quanto tempo falta para a viagem terminar, etc. É a mesma coisa que os motoristas de carro que gostam de bater um papo. O fato do piloto falar ou não falar não significa que há algo errado.
Dicas para ficar ainda mais tranquilo e curtir a viajem
- Muitos voos possuem recursos para conformo e entretenimento (televisão, jogos eletrônicos), então você pode se distrair e fazer o tempo passar mais rápido caso esteja ansioso. Se o avião não tiver recursos recreativos, leia um livro ou utilize os recursos do celular (no modo avião, obviamente).
- Muita gente não gosta de ouvir os barulhos das turbinas porque fica com medo (pensando que há algum problema sempre que o tipo de som que a turbina emite varia). Se esse é o seu caso, escolha um assento longe das asas para não ouvir esses sons.
- Converse com os comissários de bordo. Os funcionários do avião não são pessoas estressadas como os motoristas de ônibus, você pode chamar um deles para pedir qualquer coisa, fazer perguntas, etc. Eles estão ali para servir você.
- Quando houver alguma turbulência, olhe o rosto dos comissários. Você vai ver como eles continuam de bom humor, afinal a turbulência é perfeitamente normal e eles passam por elas todos os dias.
Viajar de avião é uma experiência incrível, e você certamente irá aproveitar! Lembre-se: qualquer medo que você estiver sentindo é irracional, puramente fictício. O medo não é real nem retrata uma realidade, é apenas uma sensação (totalmente desnecessária nas viagens aéreas).