Background Image

Viajantes Aprendizes

Home  /  Viajantes Aprendizes

viajantes aprendizesViajantes Aprendizes é um projeto que tem por objetivo difundir um estilo de vida viajante para todas as pessoas que desejam ou sonham com isso. Ele é mantido pelos empreendedores Jair Rabello e Rafael Incao que acreditam que as melhores experiências da vida podem ser colhidas conhecendo novos lugares, culturas e costumes. Através desse vídeo online onde mais de 30 palestrantes que fizeram parte de um Congresso sobre como viajar ao redor do mundo,  contam suas histórias e revelam estratégias únicas de como  fazer valer cada centavo de seu dinheiro aproveitando o máximo de tudo. Todos são viajantes que aprenderam como:

  • conhecer os cinco continentes pelos menores preços
  • escolher os melhores destinos
  • como viajar de graça
  • fazer os melhores roteiros
  • não perder as principais atrações de um lugar
  • aproveitar o máximo dos lugares visitados sem mexer no seu bolso
  • viajar sem pagar hospedagem
  • aproveitar as escalas e conhecer novos lugares sem gastar mais
  • buscar hospedagens alternativas inusitadas com muitas opções que cabem em seu bolso
  • e ainda muitas outras sacadas inéditas que vão fazer você ficar louco para botar o pé na estrada.

Os palestrantes são pessoas como eu e você que queriam viajar ou tinham o sonho de conhecer lugares no mundo que pareciam impossíveis devido aos altos preços tanto de transporte como de gastos com hospedagem. Eles descobriram táticas que não são conhecidas pela maioria das pessoas mas através de artigos, entrevistas, vídeos e eventos, vão revelando tudo que aprenderam para levar você a desbravar o mundo de um jeito inteligente, econômico e divertido. Uma dica que quase ninguém sabe, por exemplo, chama-se House Sitting.

Esse termo ainda é pouco conhecido, pois é relativamente novo e consiste em tomar conta de uma casa enquanto os donos estão viajando. É provável que os donos tenham um animal para cuidar, um jardim ou piscina que precisam de manutenção. Ao invés de contratar um profissional para realizar essas tarefas, ele recebe um “house sitter”, que é um cuidador de casa. A hospedagem para o viajante é de graça em troca de algumas tarefas. Os benefícios são para os dois lados. No entanto, é preciso fazer uma inscrição em alguns sites para concorrer a uma das vagas e isso é pago, variando o preço para cada site. Esses sites são em inglês, pois esse serviço é mais popular fora do Brasil, então saber esse idioma é fundamental. Também é preciso preencher um perfil muito detalhado para se candidatar e transmitir confiança aos donos da casa. Depois é só contatá-los.

Os sites para pesquisar são o www.trustedhousesitters.com e o www.housecarers.com.    Esse é um sistema tão confiável quanto o AirBnb.

Uma dica interessante  para quem costuma viajar e ficar em hotéis é pedir um upgrade. Não são todos os hotéis que oferecem e isso varia bastante, mas não custa tentar. Um upgrade no hotel é conseguir  um aposento melhor, um espaço maior ou outros pequenos detalhes como sacada, melhor vista ou amenidades como frutas, água, vinho ou café no quarto sem custo adicional. Como obter isso? Sendo educado e gentil com os funcionários da recepção e depois perguntar se tem algum upgrade disponível. Como não é obrigação do Hotel fornecer Up Grade, hóspedes rudes e mal educados não terão muita chance de receber tais benefícios. Alguns hotéis cobram pequena diferença e outros  não cobram nada. Vale a pena tentar especialmente em baixa temporada. Outra coisa é fazer o cartão fidelidade do Hotel, pois é de graça e eles podem oferecer algumas vantagens durante sua hospedagem mesmo que você não volte lá.

Outra forma de obter hospedagem de graça é através do Home Exchange que consiste em trocar sua casa pela casa de outra pessoa na qual deseja se hospedar. Por exemplo, você quer conhecer a cidade em que o João mora e ele deseja ou aproveita a oportunidade para conhecer a sua, então ambos trocam de casas por um período combinado e os dois ficam sem pagar hospedagem. Para isso é necessário cadastrar-se para ser um “trocador” e criar um perfil de sua casa, apartamento, chalé, sobrado, casa de praia, mansão ou até motor home onde deverá fazer uma descrição bem detalhada do ambiente, bairro e cidade onde você mora. O pacote pode incluir carros, barcos, o que quiser. Depois é só fazer uma  pesquisa entre as mais de 50 mil casas disponíveis em 150 países. O site mais conhecido é www.homeexchange.com. Há três formas de fazer as trocas. A primeira já citada onde ambos trocam de residência no mesmo período. A segunda é uma troca não simultânea, ou seja, você fica na casa escolhida por um período no verão por exemplo, e o seu anfitrião fica em sua casa no outono. Nesse caso ambos os anfitriões não devem estar em suas próprias casas. E a terceira forma é escolher visitar um local enquanto o anfitrião estiver em casa e assim você seria um convidado para conhecer o lugar  e a família dele e você faria o mesmo para ele. Essa opção é para aqueles que gostam de conhecer pessoas e fazer novos amigos num tipo de intercâmbio cultural.

Para os que gostam de novidades existem alguns hotéis que já foram prisões como na Finlância, Alemanha, Holanda e Estados Unidos (onde esteve Malcom X). Essas prisões foram vendidas pelos governos e transformadas em grandes Hotéis de luxo sendo que as antigas celas se transformaram em quartos. Cada Hotel usou de muita criatividade para as reformas e alguns mantém objetos do tempo em que eram prisões, como livros, jogos de xadrez, uniformes, etc.

Outra forma de hospedagem diferenciada que surgiu em Amsterdã, na Holanda, são as casas barco, onde os hóspedes passeiam de dia e à noite dormem ao embalo da maré.

Ainda há outras opções inusitadas, como dormir  em uma casa na árvore no meio da cidade de Atlanta nos Estados Unidos, decorada com móveis antigos e com cômodos separados por pontes de cordas com uma diária de U$350.

Também pode dormir em uma carruagem construída por uma cigana no Reino Unido, onde cabem 2 pessoas e ao lado de fora há arranjos para uma fogueira favorecendo o clima cigano típico. Isso por U$100 a diária.

Também na França, o que era o contêiner de um navio, transformou-se em um grande e confortável cômodo para casal com cozinha, máquina de lavar, secadora, aquecimento e banheiro. Essa hospedagem está situada a apenas 30 minutos de Paris e fica ao lado de um lago. A diária é cerca de U$ 90.

Essas e muitas outras opções interessantes e diferenciadas, além de muitas estratégias e dicas poderão ser encontradas gratuitamente no site Viajantes Aprendizes para dar um gostinho e você desejar ainda mais conhecer esse projeto melhor, confira clicando aqui.